Incluir para profissionalizar
- MILENY RODRIGUES DE BARROS
- 24 de out.
- 4 min de leitura
Carreta gastronômica do Senac oferece cursos de qualificação gratuitos para aumentar empregabilidade de pessoas com baixa renda
Eduardo Boiago, Maria Clara de Assis e Pedro Fursts

Terminou em setembro a oferta de cursos profissionalizantes oferecidos por meio da Carreta Gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Mato Grosso do Sul. Estacionada no centro de Campo Grande, no Pátio Central, a estrutura oferta cursos gratuitos para grande parte das cidades do estado e proporciona, principalmente para pessoas de baixa renda, o acesso à educação de qualidade.
A mobilidade da estrutura permite alcançar comunidades afastadas e áreas remotas em que, muitas vezes, a população não tem acesso a cursos educacionais, e oportunidades de aprendizado na área da gastronomia são escassas. A carreta do Senac já passou por diversas cidades do interior, como Jardim e Bonito.
O projeto tem o objetivo de democratizar a formação profissional e aumentar a inclusão e empregabilidade do Estado ao inserir pessoas no mercado de trabalho. A carreta tem se mostrado como um meio de fortalecer os municípios, promovendo a geração de trabalho local e o aumento da renda da população por meio da qualificação dos moradores.
Na Capital, o objetivo da carreta se molda às necessidades da cidade. A professora do Senac, Camila Wilig, explica que a escolha de estabelecer o veículo na região central de Campo Grande tem o objetivo de facilitar o acesso da população e aumentar o número de pessoas atendidas. “A adesão do público tem sido ótima, todos os cursos estão fechando as trinta vagas e alguns a gente tem até uma fila de espera”, esclarece.
Os cursos oferecidos pela Carreta Gastronômica têm duração de aproximadamente uma hora, variando as formações entre doces, salgados, preparos mais rotineiros e técnicas profissionais. As aulas mais procuradas, segundo Camila, foram de Pipoca Gourmet e de Morango do Amor – acompanhando as tendências das redes sociais.
Gerente dos professores do Senac, Roberta Francis defende que a promoção de cursos que incluam pessoas de todas as realidades sociais e a formação de profissionais cada vez mais capacitados e dedicados formam o caminho para aumentar a empregabilidade no estado. “A gastronomia é uma área com alta demanda por profissionais qualificados. Ao promovermos essa capacitação gratuitamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social conseguem se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho”.
Francis acrescenta que as aulas contribuem ainda para o crescimento da economia local: indo além da busca e da conquista de um emprego, alguns profissionais podem abrir seu próprio empreendimento. Com a criação de novos negócios, a geração de renda aumenta e, consequentemente, mais empregos são criados para a comunidade.

A dona de casa Rosária de Fátima é uma das alunas do curso Salgados de Sucesso: Assados que Vendem e conta com empolgação sobre seu desempenho nas atividades. “Já participei de duas aulas. Essa é minha terceira. Amei e vou voltar”. A mulher vê uma grande oportunidade nos cursos, por ficar em casa e ser responsável por um idoso que depende dela financeiramente.
Rosária também enxerga a ocasião para além do trabalho. A partir das informações e dos conhecimentos passados, ela percebe nas aulas uma maneira de aumentar a qualidade nutricional de seus preparos em casa. “A gente tem oportunidade não só de trabalhar com isso, mas também de fazer novas receitas em casa, para servir um prato melhor, ter uma qualidade de vida melhor”.
O professor Walter Ferraz leciona vários dos cursos oferecidos pela Carreta Gastronômica e comenta sobre a variedade de públicos que os cozinheiros atingem. Segundo ele, todos os preparos para a família e para os amigos acabam se tornando um portfólio e uma nova oportunidade de empreendimento nasce. “A gente sempre começa pelos amigos e família, para mostrar e divulgar o trabalho, e sempre damos as opções para dar qualidade e manter o preço acessível, fazer mais vendas e ganhar mais dinheiro”.

Para o professor, a adesão aos cursos da Carreta também está em alta. Walter observa o desejo dos alunos em conquistar novos conhecimentos, aprender e principalmente empreender. Segundo a gerente dos professores, Roberta Francis, as aulas foram pensadas com o propósito de oferecer habilidades que possam ser aplicadas imediatamente pelos inscritos. Seja em um restaurante, buffet, empreendimento ou em casa, a ideia é que o aluno saia da unidade capaz de realizar plenamente aquele preparo.
A Carreta Gastronômica ficou localizada no Pátio Central Shopping entre os dias 16 e 30 de setembro, oferecendo qualificação nas mais diversas áreas da gastronomia. As vagas para os cursos são limitadas em 30 para cada aula e as inscrições são feitas presencialmente por ordem de chegada. As formações incluem Guirlanda Natalina de Brownie, Docinhos Irresistíveis: Brigadeiros & Cupcakes e Pizzas Artesanais: Tradição e Sabor para Vender Mais. Alguns cursos com alta procura como Salgados de Sucesso: Assados que Vendem e Pipoca Gourmet: Explosão de Sabores tiveram mais turmas durante o período de atendimento.






Comentários