top of page

De documentos à cultura: Projeto “Todos em ação” oferece mais de 300 serviços na capital

  • Foto do escritor: MILENY RODRIGUES DE BARROS
    MILENY RODRIGUES DE BARROS
  • 28 de out.
  • 3 min de leitura

A Escola Municipal Ione Catarina recebeu atendimentos de saúde, emissão de documentos, serviços veterinários e atrações culturais


Felipe Kahlil e Pietro Vargas

Desde o início da manhã do dia 20/9, o movimento no mutirão já era grande. Foto: Felipe Kahli
Desde o início da manhã do dia 20/9, o movimento no mutirão já era grande. Foto: Felipe Kahli

No sábado (20/9), o Jardim Noroeste foi palco de mais uma edição do mutirão Todos em Ação, iniciativa da Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Governo do Estado e instituições privadas e públicas. A ação ofereceu mais de 300 serviços.


Entre os atendimentos disponíveis, a população teve acesso a consultas e ações básicas de saúde, emissão e regularização de documentos, serviços de beleza gratuitos (corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação e hidratação) e serviços veterinários para cães e gatos, incluindo vacinação e castração. A programação também contou com atividades culturais e de lazer, como teatro de bonecos, gibiteca, oficinas e exposição de artesanato e carros antigos.


A superintendência do bem-estar animal (Subea) levou informação geral para os donos de pets, além de vacinação e agendamento de castração para os animais. Um dos membros do evento conta que essa parte de atendimento animal é fundamental para a população, pois muitas vezes os moradores não têm condições de pagar por uma vacina ou não tem a informação necessária sobre algumas doenças.



Rede de parceiros e ações sociais

A iniciativa reuniu diversas instituições parceiras: secretarias municipais (como Semed e Agetran), órgãos estaduais, Funsat, Senac, Fecomércio, Solurb MS, Defensoria Pública do Estado e também o Ministério Público Estadual.

A Defensoria informou que realiza mutirões mensais, com grande volume de atendimentos. O defensor público Mateus Sutana, de 40 anos, explicou que esse tipo de mutirão tem como objetivo ajudar a população sobre aspectos jurídicos e documentação. “Mais de 200 pessoas foram atendidas no último evento que realizamos”.


A Secretaria responsável registrou que a Funsat, órgão ligado à empregabilidade, integrou a ação com um balcão de empregos. A edição local antecedeu uma oferta maior de vagas, com divulgação de oportunidades para centenas de profissionais.


Cursos de universidades privadas levaram informação e aprendizagem para crianças. O curso de Odontologia da Uniderp foi um exemplo disso, levando conhecimento sobre escovação bucal para o público infantil. A acadêmica Gabriella Romero, de 22 anos, relata que esse tipo de evento auxilia os moradores que não têm muito acesso aà informação . “Fazemos um grupo social para que essas pessoas possam ter acesso a esses serviços e possam ter uma qualidade de vida melhor”.



Alcance e histórico das edições


Em nota, a Prefeitura Municipal registrou que o programa já soma dezenas de ações em várias regiões da capital, indicando caráter rotativo e tentativa de levar serviços onde a população mais precisa.


O atendimento às famílias neste sábado (20)  foi feito na escola municipal Ione Catarina. Foto: Felipe Kahlil
O atendimento às famílias neste sábado (20) foi feito na escola municipal Ione Catarina. Foto: Felipe Kahlil

Incidente isolado e posicionamento da prefeitura

Durante o evento, circulou um vídeo que mostra uma briga entre quatro mulheres no local do evento. A Prefeitura informou, em nota, que se tratou de um fato isolado, contornado rapidamente pela organização e que a ocorrência não comprometeu a programação do mutirão.


Importância da ação

“Todos em Ação” atua como porta de entrada para serviços públicos para pessoas que enfrentam barreiras de deslocamento, custo ou tempo para acessar funcionalidades básicas (documentação, saúde preventiva, orientação social). O formato de mutirão concentra atendimentos em um só lugar e costuma mobilizar rede ampla do poder público e parceiros privados — estratégia que busca ampliar a cobertura de atendimento nas regiões.



Comentários


  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Textão Jornalístico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page